

Por onde começar
Para o educador planejar atividades de educação ambiental sempre facilita se há o apoio da coordenação pedagógica e da escola e/ou quando essa temática está dentro do Currículo e do Projeto Político Pedagógico da escola. No entanto, há outros suportes que podem assegurar a ação de educação ambiental dentro
do ambiente escolar.
Interdisciplinaridade

Um ponto importante é pensar sempre nessas atividades de forma coletiva, trazendo outros professores
e colaboradores da escola. Nas cozinhas envolver as merendeiras, a equipe operacional e outros para alinhar sobre as ações ambientais que se pensou, pois assim as ações ficam muito mais fáceis e construtivas.
Todos conseguem somar para que se siga um dos princípios da educação ambiental: a interdisciplinaridade. Quando se é pensada e feita no coletivo muitas vozes somam e fortalecem a pauta e as ações.
Partir da realidade próxima

Uma dica para o professor que quer trabalhar a educação ambiental é buscar ampliar o olhar do tema
para muitas frentes. Além da perspectiva ambiental, pensar na nossa relação humana com o mundo,
o que consumimos, o que utilizamos. Às vezes queremos falar de biomas e ecossistemas distantes, mas basta olhar para o lado, o córrego, a praça, a situação das ruas, o trânsito, a poluição. Tudo isso é tema que pode
ser trabalhado e faz parte do cotidiano das crianças.
Isso é válido sobretudo em interrelações da atualidade, como as queimadas que afetam o nosso ar e o nosso ciclo de água e chuva. Esse olhar para o lado é muito valioso, pois se trata de uma realidade visível aos alunos.
Investigar, observar e monitorar

Ao sair da escola ou mesmo da sala de aula, o processo investigativo é um procedimento importante
da educação ambiental. Desta forma, os alunos podem perceber o que acontece e procuram desenvolver soluções e ações para aquela situação a partir de observações e monitoramento ao longo do ano.
O rio está seco em que período? Tem chovido a mesma quantidade? Essas ações, no longo prazo, criam
um entendimento maior da situação e promovem ricas reflexões, discussões e planos de ação, trazendo conceitos atitudinais como resolução de problemas.