

Referências da educação
Como comentado anteriormente, a Educação Ambiental, até pelo seu caráter integrador e transversal, atua
em duas pastas, a do meio ambiente e a da educação. Na educação os dois documentos que iremos apresentar é a BNCC e o Currículo da Cidade - Educação Ambiental de São Paulo.
Tendo a Educação Ambiental Crítica como tema principal, as formações abordaram assuntos, tais como: Alimentação, Plantas Alimentícias não Convencionais, Agrofloresta, Permacultura, Abelhas Nativas,
Hortas Escolares e Mudanças Climáticas.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Você, professor, que pesquisou sobre educação ambiental no material da BNCC com certeza teve dificuldade de achar a temática educação ambiental, citada de forma direta no material. Isso acontece porque
um dos princípios da educação ambiental é a transdisciplinaridade e transversalidade para todas
as áreas, não apenas Ciências da Natureza.
A Educação Ambiental é citada nas competências, mas não está de forma visível nas outras áreas, além da geografia e ciência, trazendo uma dificuldade para os professores das outras áreas acioná-la. Isso reforça a importância de metodologias que apoiem os educadores a ter essa visão ampla da educação ambiental, com conceitos e criatividade para auxiliar no planejamento.
A Educação Ambiental está presente na BNCC nas competências gerais que incluem:
-
Agir de forma autônoma, responsável, flexível, resiliente e determinada.
-
Tomar decisões com bases em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Currículo da Cidade
Alinhado a BNCC, o documento traz orientações curriculares da nossa cidade. Se você foi professor de outra cidade provavelmente terá também o currículo dessa outra cidade. O currículo da cidade de São Paulo tem como base a educação integral, inclusiva e equidade, e foi elaborado por professores e professoras da rede municipal de educação.
Em 2023, em uma parceria envolvendo os Núcleos de Educação Ambiental da Diretoria Regional de Educação de São Paulo, foi elaborado um documento específico entregue às escolas, abordando conceitos, concepções, experiências, possibilidades e informações a respeito da educação ambiental. É um material que vale muito como referência e consulta para o educador. No fim do livro são apresentadas ideias de atividades para serem trabalhadas com temáticas variadas dentro da educação ambiental, contribuindo para aumentar o repertório de educadores.
Currículo da Cidade: Educação Ambiental
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, a ONU apresentou para os 193 estados-membros, inclusive o Brasil, a Agenda 2030 que apresentava os 17 Objetivos e 169 metas do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem cumpridas até 2030, como
um acordo global a ser perseguido por todos.
Esses objetivos e metas foram idealizadas ao longo de encontros organizados pela ONU dentro
de um processo participativo mundial (governo, sociedade civil, empresas privadas e instituições de pesquisa) no período de dois anos.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um Plano de Ação universal, integrado e composto
de quatro partes principais: Declaração; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Acompanhamento
e Avaliação da Agenda 2030; e Implementação.
Atualmente, é interessante que, ao desenvolver algum projeto, plano de aula ou sequência didática, o professor analise em quais das ODS a atividade se encaixa e, se for se aprofundar ainda mais nessa temática, procure saber das metas equivalentes também.
Saiba mais: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs