

O que é permacultura
Como podemos criar o mundo que nós queremos? A permacultura é um conceito criado por Bill Mollison
e David Holmgren em 1970 para a construção de ambientes humanos mais sustentáveis. Tem como base padrões da natureza e tecnologias que foram transmitidas de geração em geração durante décadas nas comunidades originárias da Austrália, mas que são vistas em outras partes do mundo, possibilitando
a produção de alimentos, energia e abrigo de maneira suficiente atendendo a necessidade local.
Bill costuma dizer que a permacultura é a forma de “trabalhar com a natureza, não contra ela”,
ou seja, estabelecendo uma relação de interdependência e assumindo a responsabilidade de gerar comunidades mais criativas, ecológicas e em harmonia com os seres vivos, sendo eles as plantas, animais, água, terra, ar e o sol.
Os mecanismos sistêmicos presentes nas formas de vida são os padrões da natureza que possibilitam compreender as sabedorias que podem servir como ponto de partida. Entre os exemplos, a estrutura física das colmeias de abelhas, o formato dos frutos para dispersão das sementes, o esqueleto de uma folha, conchas, entre outros mecanismos vivos que possuem o potencial de informar uma tecnologia advinda da natureza, sendo que ambas se inter-relacionam.
Além dos padrões, existem princípios éticos que direcionam as escolhas em sociedade considerando a vida na terra, sendo eles:
-
Cuidar da terra;
-
Cuidar das pessoas;
-
Distribuição dos excedentes (Partilha Justa).
A permacultura permite aos diversos seres conviverem entre si, reconhecendo quais são as energias e as tecnologias disponíveis naquele terreno que possam promover a abundância e um ecossistema autogestionável. E, desta forma, possibilitar a esse sistema chegar a ser um sistema fechado onde as energias presentes se interligam, distribuem, regeneram e iniciam novamente um ciclo, assim como acontece nos padrões levando em consideração o componente tempo-espaço.
O conceito da permacultura tem como premissa desenvolver a visão local das comunidades
sobre a cultura da permanência, uma cultura permanente e sustentável.
